O Manuscrito do Purgatório- 1882/1883

1882

(Setembro) — Jesus faz muito por vós e fará ainda muito mais no futuro, mas é mister que correspondais às suas graças e sejais sempre bem generosa. As almas que chegam à perfeição que Jesus delas pede, são senhoras do seu divino Coração. Ele nada lhes recusa. Quando chegardes lá, Jesus e vós sereis um só. Tereis os mesmos sentimentos, os mesmos desejos.
Ó, amai muito a Jesus, uni-vos a Ele do modo mais forte que seja possível, com todas as potências de vosso coração. Não vivais nem respireis mais do que o amor de Jesus.
1883
Um ano a mais que se foi para a eternidade! Assim passam todos, todos, uns após outros. Sucedem-se os dias até aquele que põe termo à vida da terra, e começa a vida da eternidade! Empregai bem todos os instantes. Cada um deles pode ganhar o céu e vos evitar o purgatório. Cada uma das vossas ações feitas sob o olhar de Jesus, vos dará um grau de glória a mais no céu, e ao mesmo tempo um grau de amor para Jesus também.
O sofrimento precede sempre o amor e há um grau de amor que só atingem os que sofreram e sofreram muito. Eu vos falo principalmente dos sofrimentos do coração. O maior sofrimento que possa ter uma alma que ama verdadeiramente a Jesus, é não amá-lo quanto ela o deseja.
(Retiro de Maio) – Deus tem muitos meios para chegar aos seus fins, quando Ele quer alguma coisa de especial de uma alma. Este retiro deve ser o começo da grande perfeição a que Jesus vos chama desde há muito.
Com Jesus o que podereis temer? Ele é vosso Pai, vosso amigo, vosso esposo, vosso tudo. Não tem Ele o direito de exigir de sua alma o que Ele queira, sem dizer por quê? É o grande Senhor, é o Senhor de todos. Adorai os seus desígnios e obedecei-lhe cegamente. E’ o que Ele quer de vós. Procurai, pois, trabalhar generosamente para a vossa santificação. Redobrai vossa ternura, vosso amor por Jesus. Amai pelos que o não amam, reparai pelos que o ultrajam, pedi perdão pelos que nunca pensam nisto. Jesus espera tudo isto de vós.
(20 de Maio) — Na terra nos arrumamos ao nosso modo, mas no outro mundo é Deus quem nos arruma ao seu modo.
(Retiro de 29 de Agosto) – Sete horas da noite. Habituai-vos a falar a Nosso Senhor como a um amigo o mais devotado e sincero. Não fazer e não dizer nada sem o consultar. Há vários anos que eu estou vos dizendo isto. Eu falei disto muitas vezes, e hoje torno a repetir. Deus quer que presteis muita atenção nisto e o pratiqueis. Este olhar da alma, sempre fixo em Jesus, para perceber as suas menores vontades, esta conversação divina que Ele quer ter convosco, não vos impedirão de vos entregardes aos trabalhos exteriores. Ao contrário, é impossível conservar–se calma no exterior, se o interior não o está. As paixões interiores se refletem sempre no exterior, e a alma que vigia cuidadosamente o seu interior é também senhora do exterior! Eis o que Jesus pede de vós. Uma vida de fé e de união contínua com Ele, uma vida humilde, oculta, conhecida só dele. Seja Ele tudo para vós. Olhai tudo que vos acontece como outros tantos meios de que Ele se serve para vos unir a Ele e realizar os seus desígnios. Sede generosa, que não vos falte energia… Começai então esta vida de renúncia e de sacrifício, e sobretudo de amor. Achareis a calma e a paz que Ele há muitos anos vos oferece.
Que a santa vontade de Deus seja a base de tudo quanto tiverdes de fazer ou sofrer. Jesus espera muito de vós, muitos sofrimentos do corpo e do espírito, mas também muito amor. Não se pode amar sem que a natureza sofra, já o sabeis muito bem. Já o experimentastes no passado e preparai-vos para o futuro. Deus vos deu tudo que é preciso para sentir o sofrimento mais do que os outros. É uma misericórdia e uma graça a mais. Onde há grandes sacrifícios a fazer, há grandes méritos. Sede bem generosa. Pôr de lado o “eu” a Jesus adianta! Pensai muitas vezes nisto: se quereis que vossas ações agradem a Jesus, é preciso que em cada uma delas haja sempre um pequeno sacrifício, alguma coisa que custe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário