Tenhamos compaixão das almas do purgatório


1º de Novembro

O mês das almas

Novembro é o mês consagrado pela nossa devoção ao sufrágio das almas do purgatório. Ainda estamos no mês do Rosário, porque S.S. Leão XIII, quando estendeu a toda Igreja o Mês do Rosário, quis que a Rainha das devoções a Maria fosse compreendida na devoção dos fiéis como a devoção que une as três Igrejas. Vai o Mês do Rosário até 2 de Novembro, para que o tesouro da rainha das devoções marianas possa beneficiar a igreja padecente. Novembro é dedicado ao culto dos mortos, á devoção ás almas do purgatório. De primeiro a trinta deste mês, vamos relembrar nossos deveres de justiça e de caridade para com nossos defuntos, vamos sufragar-lhes as pobres almas que estão sofrendo no purgatório. Como é bela e utilíssima esta devoção!
Nos dois primeiros dias, comecemos devota e fervorosamente o Mês do Rosário, comecemos devota e fervorosamente o Mês das Almas. Mês da saudade e mês do sufrágio. A igreja nos dá ano alguns meses destinados a incentivar algumas devoções:
Março, o mês do querido Castíssimo Patriarca S. José;
Maio, o belo mês de Maria Cantamos o louvor de nossa Senhora e estimulamos nosso amor e devoção á Mãe de Deus e nossa Mãe.
Junho traz-nos a piedade do Coração Santíssimo de Jesus.
É o mês do fervor, do amor d’Aquele Coração que tanto amou os homens, mês de reparação.
Outubro, o belo mês do Rosário pelo qual a igreja quer incentivar nos fiéis zelo e amor pela rainha das devoções a Maria
Novembro, finalmente aí vem Novembro, o mês das Almas. Porque em Novembro? Outubro veio a ser o mês do Rosário porque nele está a festa da Virgem do Rosário. Em Novembro temos a festa da Comunhão dos Santos- e dias dos mortos. Que mês das almas do purgatório?
Vamos, pois, incentivar nossa devoção, direi melhor, nossa compaixão pelas almas sofredoras. Neste mês meditemos, rezemos, soframos, façamos tudo que nos seja possível para que o purgatório receba mais sufrágio e para que as lições deste dogma terrível e consolador a um tempo, nos aproveitem bem.
Tenhamos compaixão das pobres almas! Si soubéssemos o que elas padecem! Si tivermos uma fé mais viva, sentiremos a necessidade de fazermos tudo ao nosso alcance para que este mês seja rico de obras, rico de preces fervorosas e, sobretudo de Santas Missas e indulgências em favor do purgatório.
Neste mês podemos lucrar ricas indulgências... Uma indulgência de três anos uma vez cada dia, si fizermos qualquer exercício em sufrágio das almas; uma indulgência plenária para os que fizeram todo o Mês das Almas, contanto que confessem e comunguem e rezem pela intenção do Santo Padre o Papa num dia do mês. Aos que assistirem os exercícios, indulgência plenária no forma do costume. (P.P.O. 543).
No dia 2 de Novembro há grande indulgência. Uma indulgência plenária cada vez a quem visitar as igrejas rezando seis Padre-Nossos e Ave-Marias nas intenções do Sumo Pontífice.
Vamos, pois, façamos tudo pelas almas neste mês!
O Dogma da Comunhão dos Santos
Rezamos o Credo: Creio na Comunhão dos santos! Quanta gente não pergunta curiosa, por que o ignora: “Que vem a Ser Comunhão dos santos?” Antes de começarmos a meditar nestes dias de Novembro o dogma do purgatório, é mister, no dia de Todos os santos, lembramos o que ele é e as riquezas espirituais que  nos trás. É o dogma de solidariedade dos fiéis. Santos são os cristãos na graça de Deus. Os primeiros cristãos eram assim chamados. Santos, são os justos no céu, os que se salvaram e estão na posse de Deus. Santos, são os justos que padecem no purgatório. Não verdadeiramente santas aquelas santas aquelas almas confirmas na graça e a espera da eterna visão do céu? Pois comunhão ou comunicação é a união dos fiéis da terra, do céu e do purgatório. Formam eles as três Igrejas- a Igreja militante, somos nós os que combatemos neste mundo: a Igreja triunfante, os fiéis já no céu no triunfo eterno da glória; e a Igreja padecente, os fiéis que se purificam nas chamas do purgatório. Todos são membros de Cristo. Todos formam o Corpo Místico de Cristo, nossa Cabeça. Estamos todos unidos em Jesus Cristo como os membros unidos á cabeça.
Que sublime doutrina!
Cristo Nosso senhor é glorificado no céu pelos membros triunfantes; sofre no purgatório nos seus membros padecentes; luta conosco neste mundo com os membros militantes. Pois com esta doutrina admirável do Corpo Místico, podemos nos auxiliar uns aos outros nesta sublime solidariedade em Cristo e por Cristo.
As almas do purgatório já não podem mais merecer, dependem de nós os que ainda temos á nossa disposição os tesouros da Redenção e os méritos de Cristo. Podemos ajudá-las, podemos socorrê-las e dependem de nós. Por sua vez os santos do céu juntos de Deus, na posse da eterna felicidade podem nos valer nesta vida, podem interceder por nós. Então recorremos á Igreja triunfante, pedindo socorro, e ajudamos por nossa vez á Igreja padecente. Eis aí o que é o dogma da Comunhão dos santos. Podem os santos dos céus ajudar as almas do purgatório?
Há relações entre a igreja triunfante e a Igreja padecente? Cremos que sim. Santo Tomás de Aquino o afirma.
Muitos autores o ensinam. Os santos não podem merecer no céu como nós aqui na terra. Portanto, satisfazer pelas almas não podem, mas pedir e interceder por elas muitos teólogos o afirmam com muito fundamento. E demais, há uma oração da Igreja que nos autoriza esta crença. Ei-la: “Ó Deus, que perdoais aos pecadores e que desejais a salvação dos homens, imploramos a vossa clemência por intercessão da Bem-aventurada Maria sempre Virgem e de todos os santos, em favor de nossos irmãos, parentes e benfeitores que saíram deste mundo, a fim de que alcancem a bem-aventurada”.
Outra oração, “Fidelium”, repete a mesma súplica. Os primeiros cristãos sepultavam os mortos juntos dos túmulos dos Santos para lhes implorar a intercessão. Podemos, pois crer que os santos, não como nós, mas intercedendo e pedindo, porém ajudar o purgatório.

Como os santos ajudam as almas?

Já vimos que a sorte das almas está em nossas mãos, porque só nós podemos merecer e ganhar por clãs. É vontade de Deus que elas dependam de nós. “Deus, escreve o Pe. Faber, nos deu tal poder sobre a sorte dos mortos, que esta sorte parece depender mais da terra que do céu”. Somos nós os salvadores e auxiliadores das almas do purgatório. A Igreja definiu que nossas orações podem valer aos mortos, mas não há uma definição sobre a oração dos Santos neste sentido. Por quê? Naturalmente, não houve necessidade de qualquer definição. Os protestantes negaram o valor da intercessão dos Santos em nosso favor, mas nada disseram a respeito da intercessão dos santos em favor das almas, porque negavam o purgatório. Ora, a igreja implora no Ritual a intercessão dos santos pelos mortos: “Subvenite... Santos do céu, vinde em seu auxílio, anjos do céu, vinde, recebei a sua alma... Como, pois, os Santos ajudam os mortos?
1º pedem que as satisfações dos vivos sejam aceitas perante Deus.
2º Pedem a deus que os vivos sejam levados a ajudar os mortos e satisfações por eles, que a devoção pelas almas sofredoras se incentive cada vez mais.
3º Podem pedir a Nosso Senhor que a libertação das almas se faça mais depressa por uma intensidade das penas que abrevie este tempo mais longo de sofrimento.
4º Podem rogar a Nosso Senhor que pelos méritos e satisfações que tiveram eles quando  estavam neste mundo, possam ser utilizados estes méritos pelas almas e poderão também oferecer os méritos de Cristo, de Maria e de outros santos.
Enfim, dizem seguros teólogos, há muitos, meios dos Santos poderem ajudar as santas almas do purgatório. Esta crença é muito antiga na Igreja. Encontramo-la nos monumentos, as devoções populares de séculos, e é já tradicional na devoção de todo mundo católico, recorrer á intercessação dos Santos em favor das almas do purgatório.
No dia de Todos os Santos a igreja nos convida a meditar na grandeza e no poder da santidade. Mostra-nos os modelos e pede-nos que os imitemos. Glorifica os eleitos na beleza da sua Liturgia, cantando o triunfo dos seus filhos no céu. Depois, ao cair da tarde, já se ouvem dobrar os sinos, já nas Vésperas tudo se muda. Após as Vésperas festivas de Todos os Santos, vem o luto e o Ofício dos defuntos. Sucedem-se os Misereres e os De Profundis. É a vez da Igreja padecente. Nestes dois dias, 1º e 2 de Novembro, vivemos o dogma da Comunhão dos santos. As três Igrejas unidas, orando, e numa admirável comunicação de graças e de méritos e de sufrágios.
Este dia, dizia o Vem. Olier, é talvez o maior dia da Liturgia da Igreja para os fiéis. É o dia do Cristo Total, do Cristo unido a nós, do Corpo Místico de Cristo, cabeça das três Igrejas. Como podemos utilizar a intercessão dos santos em favor das almas? Certamente, não há dúvida alguma, eles na glória podem interceder por nós e nos protegem. Pois utilizemos esta intercessão em favor das almas. Que nos inspirem muita compaixão e devoção pelas almas, que nos façam anjos de caridade das benditas almas sofredoras.
Eis como os santos podem ajudar as almas.

a continuação se encontra no link abaixo, fonte Alexandria católica:
http://dl.dropbox.com/u/47403958/Tenhamos%20compaix%C3%A3o%20das%20pobres%20almas.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário